Home  |  quem somos  |  recursos  |  cidadania
Trabalhar no estrangeiro  |  contactos  |  links
cabeçalho
Anuncie neste site rss
logotipo
Empresas 9738
Candidatos 80594
Ofertas 690
Username
espaco
Password
Esqueci-me da password

Noruega
 

Selecione um país

Volta ao mapa da europa
  Informações gerais

A NORUEGA

O Reino da Noruega situa-se no norte da Europa na Península Escandinava.
A Noruega possui actualmente o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano do mundo.
A Noruega é associada aos Vikings e ao bacalhau.
Os idiomas são Norueguês (que é o oficial) e Lapão.
Uma das únicas regiões do mundo onde se pode ver o "sol da meia-noite", devido à sua proximidade com o Pólo Norte, a Noruega - cujo nome significa "caminho do norte" - é o local onde os primitivos habitantes do sul achavam que o mundo acabava.

GEOGRAFIA

Tendo como capital a cidade de Oslo, a Noruega distribui-se por mais de 150 mil ilhas, limitado a norte pelo Mar de Barents, a leste pela Rússia, Finlândia e Suécia, a sul pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Dinamarca, e a oeste pelo Mar do Norte e pelo Mar da Noruega. A Noruega tem também territórios situados longe das suas costas.
O terreno glacial é formado em maior parte por planaltos e montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; possui pequenas e irregulares planícies, a linha costeira bastante recortada por fiordes e tundra ao norte.
O clima da Noruega é bastante rigoroso, com Invernos muito frios.
O clima da faixa litoral e dos fiordes é temperado e agradável, amenizado pela Corrente do Golfo do México, vinda do Oceano Atlântico, que traz águas mornas para a costa norueguesa. Por isso, os noruegueses preferiram viver ao longo de seu recortado litoral e aprenderam a aproveitar ao máximo os recursos do mar, desenvolvendo a indústria da pesca, que é uma das principais actividades económicas do país.

ECONOMIA

A economia norueguesa é próspera, com um capitalismo de bem-estar caracterizado por uma combinação da atividade do mercado livre com a intervenção do governo. As áreas chave estão sob controle do governo, tais como o setor vital do petróleo, com as empresas de estado em grande destaque.
O país é dotado de ricos recursos naturais - petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas, e minerais - e está altamente dependente da sua produção e dos preços internacionais do petróleo; em 1999, o petróleo e o gás somaram 35% das exportações. Somente a Arábia Saudita e a Rússia exportam mais petróleo do que a Noruega.
A Noruega optou por permanecer fora da União Européia, através de um referendo em 1972, e outra vez em Novembro de 1994. No entanto, a Noruega, juntamente com a Suíça, a Islândia e o Liechtenstein firmaram um acordo econômico com a União Européia. Este países formam a Associação Europeia de Livre Comércio.
O crescimento econômico em 2000 foi de 2,7%, comparado com os 0,8% de 1999, mas voltou a cair, para 1,3%, em 2001. O governo avançou com privatizações em 2000, vendendo um terço da companhia de petróleo Statoil, que tinha capital 100% estatal.
Com a qualidade de vida mais elevada do mundo, os noruegueses preocupam-se bastante com as duas décadas seguintes quando o petróleo e o gás começarem a acabar. Consequentemente, a Noruega tem acumulado os seus excedentes orcamentais, derivados do petróleo, num fundo governamental que investiu no exterior e que em 2003 foi avaliado em 114 bilhões de dólares americanos.
A administração do fundo petrolífero da Noruega, criado para que a riqueza criada pela extração do petróleo possa beneficiar gerações futuras, é um tema de discussões acesas na actual sociedade norueguesa.

POLITICA

A Noruega é uma monarquia constitucional, com uma democracia parlamentar.
O primeiro-ministro, ou Statsminster (literalmente "ministro do país"), é o chefe do governo, e nomeia um gabinete executivo de entre os membros do parlamento norueguês, que se chama o Storting (literalmente "assembléia grande").
O Storting é composto por 169 membros, elegidos por um sistema de representação proporcional. Embora seja oficialmente uma legislatura unicameral, os membros do Storting elegem 40 dos seus membros para formar uma câmara alta, o Lagting, que considera e modifica os projectos de lei. Os outros membros formam uma câmara baixa, o Odelsting.
De forma a salvaguardar os seus interesses e segurança, a Noruega procura contribuir para os desenvolvimentos que percorrem a Europa, (já que não faz parte da U.E., por opção)  fazendo uso dos quadros de cooperação que estão ao seu dispor e procurando reforçar os laços com os seus aliados e parceiros europeus.

EDUCAÇÃO

As instituições norueguesas de ensino superior estão abertas a candidaturas de estudantes qualificados de todo o mundo. Quase 10000 pessoas de nacionalidade estrangeira estão actualmente inscritas neste nível do sistema de ensino norueguês. Os estudantes internacionais podem candidatar-se a admissão numa variedade de programas académicos a nível da licenciatura e pós-graduação. Algumas universidades e faculdades oferecem programas concebidos especificamente para estudantes estrangeiros. Os referidos programas são leccionados em inglês e para cuja admissão não é necessária residência permanente.
Todos os candidatos internacionais têm de preencher os mesmos requisitos básicos para entrada que os estudantes noruegueses. Estes requisitos variam consoante o país em que o candidato concluiu o ensino primário e secundário. Normalmente, os candidatos têm de ter concluído o ensino secundário. Além disso, há requisitos específicos de entrada em programas sobre determinadas disciplinas. Em alguns casos, a competência não-formal ou experiência ocupacional pode ser incluída como qualificação para entrada num programa de estudos. Os estudantes que se candidatem a estudos pós-graduados têm de satisfazer requisitos relativamente a estudos anteriores a nível universitário.

RELIGIÃO

Cristianismo 87,9% (luteranos), sem filiação 3,2%, outras 8,9%.

  Sobre este país

- Capital: Oslo
- Desemprego: 4,6%
- Salário médio: 3 300 €
- Lingua(s): Norueguês


Links úteis

Página Oficial da Noruega em Portugal
http://www.noruega.org.pt/

Estatisticas Nacionais - Noruega
http://www.ssb.no/

Segurança Social
http://www.trygdeetaten.no/


 




adicionar aos favoritos Adicionar aos favoritos parceiros Parceiros mapa do site Mapa do site anunciar Anunciar
© Portalemprego. Todos os direitos reservados
Condições de utilização | Politica de privacidade
  w3c_a w3c_xhtml w3c_css w3c_aa w3c_access

Webdesign & Powered by: VOI Communication

separador
spacer